Trilhos Serranos

Está em... Início Crónicas O FACEBOOK É UMA LIÇÃO
sexta, 11 junho 2021 07:10

O FACEBOOK É UMA LIÇÃO

Escrito por 

Perdi a conta aos textos que escrevi e publiquei com o título em epígrafe. Em pricípio numerei-os. Depois deixei-me disso e, porque lhe perdi a numeração, fiquei-me preguiçosamente pela designação simples de tudo o que escrevi reportando-me a este espaço de estudo e entretenimento, espaço que, em meu juízo, é o “mais democrático” dos espaços disponíveis onde se colocam fotografias, onde escrevem e onde se expõem ideias e emoções, coisas elaboradas de sabor e saber académicos, de interesse colectivo e futilidades pessoais que, não interessando sequer ao Menino Jesus, são de grande relevância psicológica para os seus autores. Por exemplo: quanto não vale partilhar com os amigos reais ou “virtuais” uma flor do nosso jardim, ou colhida algures no campo? Quanto não vale “parabenizar” um amigo em dia de aniversário? Quanto não vale mostrar que existimos e que estivemos nas Caraíbas, em Cuba, em Punta Cana ou nos PASSADIÇOS que viraram moda por este Portugal enfora?

PRIMEIRA PARTE


O tíítulo tem a ver com tudo isso e foi inspirado na velha canção coimbrã “COIMBRA É UMA LIÇÃO” amplamente divulgada no passado e no presente, não porque eu tenha rompido os fundilhos das calças na universidade da LUSA ATENAS, mas em homenagem a um PROFESSOR daquela instituição (actualmente jubilidado) a quem estou eternamente grato pela atenção que, há muitos anos (ainda se trocava correspodência dentro de envelope selado) sem nos conhecermos pessoalmente de lado nenhum, foi capaz de volver os olhos para as minhas publicações e tecer sobre elas considerações académicas bem pouco usuais entre os seus pares. O seu nome e apreciações estão elencadas no meu “curriculum vitae” disponível online, no meu site “trilhos-serranos.pt”. Talvez por isso é que ele se lembrou de mim e convidar-me para integrar o grupo de “amigos”, a fim de, todos juntos, darmos corpo à página de que é ADMINISTRADOR, destinada à divulgação de LITERATURA E POESIA. Voltarei a ele, lá mais adiante, por razões óbvias.

Para já, a justificação deste meu texto.

Não sendo eu atreito a “fazer anos”, por considerar que são os “anos que nos fazem a nós”, quando comecei receber a “chuva de parabéns” usuais em circunstâncias tais no FACEBOOK, corri ao meu PERFIL e omiti, propositadamente,  a data do meu nascimento, autoexcunindo-me, assim, do “lembrete” que a EQUIPA técnica de serviço, remete, infalivelmente,  para todos os “facebookianos». Conhecem?  “f....faz anos, etc, coisa e tal”, ajude-o a ...

Foi a forma que vi de escapar por entre as pingas dessa chuva miudinha, essa “chuva de molha tolos, durante anos, mas este ano - 2021 -  no dia do meu ANIVERSÁRIO (82 ao todo), resolvi fazer um POEMA alusivo à minha idade e à minha mota, uma companheira de anos que muito me tem ajudado nas pesquisas que foi fazendo pela serra acima e abaixo, neste mundo em redor de mim, diga-se.

«Ai o que fizeste tu, Abílio?»

Claro que não reproduzi, nem partilhei aquele texto estandardizado que aparece frequentemente nos murais de alguns amigos, posto com o propósito de, através dele, saberem quem o lê até ao fim, quem o partilha e, dessa forma, deixar consolada a pessoa que o postou, segura de que os seus “amigos” marcaram presença e o fazem dormir descansado a noite inteira.

Não. Não fiz isso. Fiz um POEMA ilustrado com a minha foto de “página” e de “perfil”. E tanto bastou para me ver sob a “chuva miudinha” que procurei evitar durante anos seguidos. Atentos, os meus amigos, sem lhes ter sido pedido ou sequer sugerido, “confortaram-me» com os GOSTOS e COMENTÁRIOS que se seguem.

De EGO inchado, agradecido a todos eles,  aqui estou a escrever este texto a propósito e, por esta forma, mostrar que os meus amigos, para agrado meu, ainda leem POESIA e com esse seu procedimento dão substância ao título: «O FACEBOOK É UMA LIÇÃO» . Ora vejam:



SEGUNDA PARTE

 

EU E ELA

Ela,/A minha mota/A montá-la já sou cota/Diria, antes, velhinho/82 anos contados/Hoje mesmo, no meu cantinho.

Milhares de quilómetros andados/Por carreiros, estradas, caminhos/Direi Que passei/Parte da vida/Já comprida/ (Quantos anos?Sei lá eu!)/Sobre duas rodas./Nunca olhei/ à idade/Nem a gostos e modas./Ainda rapaz/Deixei para traz/Enganos e desenganos/Alguns deles de monta/.Muita lágrima chorada/E a rodar na estrada/Carreiro, trilho, atalho/Vale, serra e monte/Montado/ (Que regalo!)/Com o vento/Na venta/Subia o astral derrotado/E tudo o que na vida/Deprime e desalenta/.Vivo/Olhos abertos ao mundo/Anos, meses, dias, horas, instantes/Rodando/Em plena liberdade/ Ambos/Ela e eu/Almas ledas/ Fiéis, sem vendas/Nem escambos/Nem quedas/com vento na venta/Somamos/Uma eternidade/De amantes./Ela obedece/Eu mando, comando/ E pergunto-me até quando/Com ela/E em cima dela/Faço tudo o que me apetece.

Abílio/10/06/2021

Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas, barba, mota, ao ar livre e texto

 

GOSTOS: 62: 

Nuno Lopes Vieira, Francisco Matos Brito e 60 outras pessoas

COMENTÁRIOS: 50 comentários

  • Nuno Lopes Vieira- Não é para todos! Parabéns e felicidades

    Maria Graca - Parabéns - padrinho, ainda està muito bem , ainda vai andar muitos anos na sua mota...beijinho grande,muita saúde e paz.

  • Abílio Pereira de Carvalho - Obrigado, afilhada. Beijinhos a toda a família.

  • Manuel Sequeira- Parabéns, Votos de Feliz Aniversário, que venha o próximo e, o Amigo continue no pleno uso das faculdades que Deus lhe deu. Hoje, também tenho um Aniversariante na Família, o meu netinho faz 6 anos, são "rapazes" da mesma idade. Abraço

  • Pedro Santos Gonçalves Antunes - Muito Bem. Que continues por muito tempo. Aqui vai o meu voto, para que atingidos os 100 anos, ainda possas montar a tua moto... Abraço e muitos parabéns

  • Antonio Gonçalves -  Parabéns Dr.Abilio, espero por muitos anos continuar a aprender e acompanhar o trabalho único que tem vindo a fazer por Castro Daire, a mota também está de boa saúde para o acompanhar.

  • Alexandra Vicente - Parabéns Professor Abílio. Que conte muitos sempre com essa boa disposição. Um beijinho.

  • Helia Ferreira - Muitos parabéns professor!! Parabéns pelo seu Aniversário e por ser Um profissional Sem igual. Muita paz, saúde,  Amor e alegrias. Beijinho ????????????

         Fernanda Duarte - Parabéns e muitas felicidades .????

  • Abraão Pereira - Velhinho.... Mas com qualidade. Assim me parece. Que venham mtos mais amigo. AbraçoJ

  • José Mário Fernandes - Boa tarde Dr.Abilio,muito bem sua moto e seu Aniversário,lhes desejo muitas felicidades  e Parabéns um abraço    

José Mário Fernandes - Feliz aniversário????

  • Rita Vicente - Muitos parabéns Dtr Abílio ????

  • Andrade Adelia - Sempre com energia,a idade não conta .É o quê vai na Alma Parabénns

  •  

    Sun Whatsapp Status GIF by good-morning

  • Maria Amalia Colaço - Parabéns prof. Abílio, fico contente por saber que o tempo não passa por si, continua bem disposto para escrever, para contar histórias com a sua máquina. Que daqui alguns anos continue a dar as suas boas notícias. Um abraço

    .Armenio Quintans - Muitos Parabéns Que este dia se perpétue por muitos e longos anos com saúde para termos o prazer de continuar a disfrutar dos seus conhecimentos de enormíssimo historiador. Abraço

  • Cila Costa  - Parabéns 

  • Lino Menezes - Parabéns Dr. Abílio! É um enorme privilégio tê-lo como amigo. Espero continuar a ouvir as suas palavras sábias por muitos anos. Essa moto que se cuide, ainda vai ter que rolar muitos km. Forte abraço

         . Paula Ribeiro - Parabéns Professor Abilio????,muitas felicidades Um grande beijinho.

  •     

 

  • Teresa Cardoso - Parabéns .Professor Abílio, muitas felicidades ????????????

  • Celestino Pereira - Que nas curvas da vida/Nas rodas e no teclado/Tenha a paisagem florida/ Aqui e em qualquer lado.

  • Parabens.

  • Elizabeth Gomes - Parabéns professor, muitas felicidades,  beijinhos !

     

  • Sandra Costa - Parabéns professor tudo de bom que conte muitos anos de sabedoria ????????????

SEGUNDA PARTE

Tratando-se de POESIA (com ou sem qualidade, não vem ao caso) alojei o mesmo texto e a mesma fotografia na página destinada a  «LITERATURA E POESIA» de que é ADMINISTRADOR o PROFESSOR AMADEU CARVALHO HOMEM. Diferentemente dos amigos que deixei referenciados na SEGUNDA  PARTE, que, a bem dizer,   conheço pessoalmente, aqui trata-se exclusivamente de “amigos virtuais”, por força destas novas tecnológicas ao dispor de todos nós. Não conheço pessoalemtne, nclusive, o PROFESSOR AMADEU CARVALHO HOMEM, aquele cidadão, AQUELE ACADÉMICO,  a que aludi na PRIMEIRA PARTE desta minha deambulação, sentado à frente do monitor do PC e não no selim da minha mota no alto da serra do Montemuro. Mas nem por isso os esqueço e aqui os colo com a mesma carga de afetos e agradecimentos. 

Como se vê no «print» que se segue, descortinam-se ali   23 GOSTOS e 7 COMENTÁRIOS. Assim:


 mota - reduzMaria Idalina Gomes - Um hino a liberdade plena.

João Silva Martins -Sempre gostei de motos, pela liberdade que dão.

Fernanda Carvalho - Muitos  Parabéns Continuação desse espírito de liberdade!

Alda Jorge - Que continue a rodar muitos anos a sentir a liberdade!

Filomena Costa Freitas - Que continue a ser um cavaleiro do asfalto por muitos anos!

Filomena Costa Freitas - Perfeito

António Domingos e Sousa - Um hino à LIBERDADE.




Ler 783 vezes
Abílio Pereira de Carvalho

Abílio Pereira de Carvalho nasceu a 10 de Junho de 1939 na freguesia de S. Joaninho (povoação de Cujó que se tornou freguesia independente em 1949), concelho de Castro Daire, distrito de Viseu. Aos 20 anos de idade embarcou para Moçambique, donde regressou em 1976. Ler mais.