Trilhos Serranos

Está em... Início Crónicas ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS DE 2021
terça, 21 setembro 2021 14:21

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS DE 2021

Escrito por 

CAMPANHA ELEITORAL

O atual EXECUTIVO MUNICIPAL (presidido pelo Dr. Paulo Almeida) nos folhetos de campanha eleitoral de 2017, PROMETEU que iria REQUALIFICAR o espaço da PRAÇA DE TÁXIS, fazendo ali uma PARAGEM para AUTOCARROS DE TURISMO, visando, com isso, revitalizar ao CENTRO DA VILA, donde nunca deveriam ter saído esses mesmos autocarros.

 

1-CARTAZ-PSD redz1 - Ora, face a tal PROMESSA, como essa matéria era assunto que tinha preenchido parte das minhas crónicas escritas e vídeos (publicados anteriormente) denunciando o ERRO que foi o “ESTRANGULAMENTO” do troço urbano da ESTRADA NACIONAL nº 2, colocando os passeios ao nível das valetas e, ainda por cima, marginado de agressivos e inestéticos “AGRAFES” que PARALISARAM tudo quanto é trânsito urbano, matando o COMÉRCIO LOCAL, tal PROMESSA, dizia eu, para ser consequente com os princípios que defendia publicamente, levaram-me a VOTAR na sua lista, contra o IDEÁRIO SOCIALISTA que, como é notório e público, nunca reneguei.

2 - Vejo agora ali um CARTAZ GIGANTE relativo à CAMPANHA ELEITORAL que decorre e leio, PRETO NO BRANCO, a seguinte legenda, em letras maiúsculas:

“AUTOCARROS DE TURISMO

 NO ÀMBITO DA INTERVENÇÃO EM CURSO DO JARDIM MUNICIPAL, AQUI VÃO PARAR OS AUTOCARROS DE TURISMO”.

Quando vi o CARTAZ e a respetiva LEGENDA, disse para mim próprio: “até que enfim, vai ser cumprida uma PROMESSA ELEITORAL e, desta vez não me enganei no voto”.

Só que, matutando um pouco mais, depois de pagar uma MULTA de ESTACIONAMENTO (passada por um zeloso agente da GNR, no sítio onde já estacionava havia mais de DEZ ANOS). lembrei-me da LUTA QUE TRAVEI junto do Comando Geral da GNR (Lisboa)  e do EXECUTIVO MUNICIPAL ANTERIOR, para ser criado, na vila, um ESPAÇO DE ESTACIONAMENTO PARA MOTAS que não havia, apesar de esses veículos, pagarem, como todos os outros, o IMPOSTO DE CIRCULAÇÃO.

As minhas CRÓNICAS ESCRITAS e VÍDEOS não caíram em saco roto e o EXECUTIVO de então, presidido por Fernando Carneiro, criou ali, junto à PRAÇA DE TÁXIS o espaço que faltava. E ali passaram a estacionar as MOTAS, tal qual se vê na FOTO ANEXA.

2-MOTAS-2 - reduz3 - Mas,  dito isto, retorno ao CARTAZ e à LEGENDA de campanha eleitoral do PSD/CDS ali colocado, para dizer que esta LEGENDA, por respeito a todo o munícipe/eleitor, devia informar não só que “ALI VÃO PARAR OS AUTOCARROS DE TURISMO”, mas também o sítio onde vai ser o ESPAÇO PARA O ESTACIONAMENTO DAS MOTAS.

Não tendo lá essa INFORMAÇÃO, tal só pode dever-se a um CLAMOROSO LAPSO dos seus responsáveis, ou, o que é pior ainda, um CLAMOROSO DESPREZO por todos os que se deslocam em VIATURAS MOTORIZADAS DE DUAS RODAS, menos poluentes que os CARROS e de mais fácil arrumação na via pública.

E do mesmo LAPSO e DESCONSIDERAÇÃO parece sofrer o NOVEL PROJETO URBANO ora apresentado pelo PARTIDO SOCIALISTA nesta CAMPANHA ELEITORAL, destinado à REQUALIFICAÇÃO do espaço da designada QUINTA DO CALVÁRIO, espaço há muito tempo e precisar de uma INTERVENÇÃO dos PODERES PÚBLICOS, no sentido da sua utilização funcional, seja espaço verde lazer/desporto, conjugado (e muito bem) com o estacionamento de viaturas. Mas MOTAS? Nem uma.

4 - Este meu texto e pergunta suscitaram um esclarecimento público por parte do candidato do PARTIDO SOCIALISTA, Fernando Carneiro, assim:

«Fernando Carneiro 

Prof. Abílio quanto ao nosso projeto, sim tem razão não está ilustrado na virtualização espaço dedicado ao estacionamento de veículos de duas rodas, mas obrigatoriamente terá que ter pois está claro. Obrigado».

Ao qual respondi de imediato, assim:

«Abílio Pereira de Carvalho

Fernando Carneiro: Mais uma vez agradeço a informação dada por Fernando Carneiro, candidato do PARTIDO SOCIALISTA. Espero que igual deferência tenha o Dr. Paulo Almeida, pois a CAMPANHA ELEITORAL passa pelo esclarecimento e outra coisa eu não peço, para melhor juízo e OPÇÃO DE VOTO. Certo».

Claro que o meu REITERADO AGRADECIMENTO feito ao candidato do PARTIDO SOCIALISTA, Fernando Carneiro, só se entende face ao COMENTÁRIO que eu tinha feito ao NOVEL PROJECTO URBANÍSTICO destinado à REQUALIFICAÇÃO da designada popularmente QUINTA DO CALVÁRIO que aqui se anexam para evitar equívocos e melhor esclarecimento, assim:

3.PARQUE1 REDZ«Abílio Pereira de Carvalho 

Se bem localizo este “projeto”, as residências ditas dos “JUÍZES” (degradadas) sitas em frente da antiga “ESCOLA PREPARATÓRIA”, as mesmas que constam do vídeo anexo feito este ano, bem podem ser uma areia na ENGRENAGEM que se apresenta muito bem pensada e desenhada. Estou certo, ou estou errado? (clicar no link em rodapé).

Resposta do candidato:

«Fernando Carneiro

Prof. Abílio, está certíssimo. As ditas residências dos "Juízes" terão que ser demolidas, mas para tal basta chegar o ano 2022, ano em que o Município terá que aceitar obrigatoriamente a delegação de competências que o governo central até ao momento».

Agradecimento:

«Abílio Pereira de Carvalho

Fernando Carneiro: Muito agradeço a informação e esclarecido que estou, nem discordo do projeto. Avante, pois».

Não vou colar nesta minha página todos os COMENTÁRIOS SUSCITADOS pelo PROJECTO apresentado agora na CAMPANHA ELEITORAL e, por isso mesmo, tempo de PROMESSAS, sem fim, e enfim, a que a democracia já nos habituou.

.Alguns COMENTÁRIOS li eu que ali foram postos sem nada acrescentarem de «MAIS VALIA» para o INTERESSE COMUM. São COMENTÁRIOS FACEBOOKIANOS e disso não passam. Não vou perder tempo com eles.

PRIMEIRO:

Não vi que alguém notasse que no espaço do PROJECTO (bem delineado, diga-se em abono do desenhador ou do arquiteto) havia as casas degradas dos JUÍZES e que ele só podia ser executado depois de resolver o “escarro” que, para vergonha do GOVERNO e da AUTARQUIA (cada qual metido nas suas capelinhas de competências) ali permanece há anos sem qualquer resolução.

SEGUNDO:

Também ninguém apontou a facto de tanto a entrada e a saída desse espaço multiuso - zona verde, desporto, lazer e estacionamento de carros - não contemplar um único lugar para motas, o que levou a um segundo esclarecimento do candidato ao qual “reiteradamente” agradeci.

TERCEIRO:

Apesar de termos por cá especialistas na MOBILIDADE URBANA ninguém apontou, até ver, que as entradas e saídas do PROJETADO PARQUE DE ESTACIONAMENTO se fará obrigatoriamente pelas ruas que dão acesso à ESCOLA PRIMÁRIA e que, nas HORAS DE PONTA, isto é,  na entrada e saída dos alunos, aquela via fica ESTRANGULADA e quem tiver de entrar ou sair a uma hora dessas, deve  munir-se de XANAX, sentar-se ao volante e não pode ter pressas. Mas são as contingências do espaço e vãs serão as críticas que possam vir a fazer-se a tal respeito. A orografia do terreno  assim o impõe, nada se podendo fazer de humano contra tal, bem diferente  das opções técnicas e humanas que levaram ao «estrangulamento» das ruas de Castro Daire e impediram que os autocarros de turismo por elas circulassem em prejuízo do COMÉRCIO LOCAL

autocarro-redeuzQUARTO.

Não acompanho as OPINIÕES que, engrossando a coluna dos “bota abaixo” não encontram nenhum MÉRITO neste SURPREENDENTE PROJETO, pois,  se calhar, preferiam ver esse ESPAÇO tal qual tem estado, há anos, inútil e cheio de silvas, a vê-lo REQUALIFICADO, limpo e utilizável, para deleite de quem se desloca ao topo do CALVÁRIO e dali contempla o que se adivinha ter pertencido ao velho burgo da antiquíssima «CIVILIZAÇÃO CASTREJA», as raízes das nossas origens, a começar pelo TOPÓNIMO que resistiu à voracidade dos tempos e litigâncias humanas.

QUINTO:

FINALMENTE. Estou nas redes sociais para exercer a MINHA CIDADANIA e não para mostrar que existo. Por isso aqui deixo, livremente, o meu LOUVOR ao RETORNO dos AUTOCARROS DE TURISMO ao CENTRO DA VILA, sob a hégide do Dr. Paulo Almeida, o que implica a necessária alteração do troço urbano da ESTRADA NACIONAL nº 2 e o LOUVOR à INTENÇÃO de REQUALIFICAR a QUINTA DO CALVÁRIO para os fins PROJECTADOS, sob a hégide de Fernando Carneiro, se ganhar as eleições
Avalio as duas medidas políticas pela «MAIS VALIA» que ambas trazem aos munícipes e forasteiros e não pelas CORES POLÍTICAS com que são tingidas.

 

NOTA: Até ao momento em que escrevo e publico este texto o candidato do PSD à Presidência do Município, Dr. Paulo Almeida, diferentemente do candidato do PARTIDO SOCIALISTA, Fernando Carneiro, não se dignou informar-me a mim, e ao público em geral, qual o sítio que, com as alterações previstas para a PRAÇA DE TÁXIS e, consequente deslocação do PARQUE DE ESTACIONAMENTO DAS MOTAS, reserva a este tipo de veículos. A falta de informação dever-se-á, seguramente, ao pouco tempo pessoal disponível e/ou inoperância do seu «staff» de campanha, pois o considero um cidadão atento e conhecedor de que todo o ELEITOR merece ser esclarecido, quando faz perguntas de INTERESSE PÚBLICO, como foi o meu caso.

LINK

https://youtu.be/hg9FkU4aHW0



Ler 817 vezes
Mais nesta categoria: « A POMBEIRA O PAPA »
Abílio Pereira de Carvalho

Abílio Pereira de Carvalho nasceu a 10 de Junho de 1939 na freguesia de S. Joaninho (povoação de Cujó que se tornou freguesia independente em 1949), concelho de Castro Daire, distrito de Viseu. Aos 20 anos de idade embarcou para Moçambique, donde regressou em 1976. Ler mais.