Trilhos Serranos

Está em... Início Crónicas CORRELIGIONÁRIO
terça, 24 novembro 2015 21:55

CORRELIGIONÁRIO

Escrito por 

 

CORRELIGIONÁRIO


No artigo com o título "IRMÃOS ASSIMÉTRICOS" usei a palavra CORRELIGIONÁRIO no plural. Pessoa amiga, tendo-me por pessoa que escreve bem (e julgo ser sincero naquilo que me diz) apressou-se a telefonar-me, advertindo-me para um eventual erro ortográfico, pois entendia que a palavra se escrevia CORRELEGIONÁRIO, com "e" e não com "i", como eu escrevi. 


CORRELIGIONÁRIO-1

 

 

Tendo ele sido seminarista invocou o seu traquejo no LATIIM e lá me obrigou a ir folhear os dicionários, prontuários e gramáticas da LINGUA PORTUGUESA que tenho cá em casa. Não bastando isso, fui aos dicionários disponíveis online e constatei que eu estava certo e ele errado na forma ortográfica da palavra.

 

 


Como admito que esse meu amigo mantenha essa OPINIÃO ERRADA junto de outras pessoas, amigas suas, que se dispõem a usar a escrita para comunicar as suas ideias, entendi ser necessário deixar aqui a foto que explica a ortografia e o significado dessa palavra, v.g. CORRELIGIONÁRIO e não CORRELEGIONÁRIO:


 

Ler 1248 vezes
Abílio Pereira de Carvalho

Abílio Pereira de Carvalho nasceu a 10 de Junho de 1939 na freguesia de S. Joaninho (povoação de Cujó que se tornou freguesia independente em 1949), concelho de Castro Daire, distrito de Viseu. Aos 20 anos de idade embarcou para Moçambique, donde regressou em 1976. Ler mais.