Trilhos Serranos

Está em... Início Crónicas ESTRADA NA IONAL N. 2 (TERCEIRO APONTAMENTO)
sexta, 04 novembro 2016 10:02

ESTRADA NA IONAL N. 2 (TERCEIRO APONTAMENTO)

Escrito por 

ESTRADA NACIONAL N. 2 (TERCEIRO APONTAMENTO)

No dia 12 p.p., num texto que coloquei nesta minha página, aludi ao debate de RESOLUÇÃO que, nesse mesmo dia, teve lugar na ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA sobre a REQUALIFICAÇÃO DA ESTRADA NACIONAL N.2 que liga CAHVES a FARO.


Sublinhei que a ideia partiu do Presidente da Câmara de Santa Marta de Penaguião e que o objectivo era constituir uma ASSOCIAÇÃO dos 32 Municípios que a ESTRADA atravessa, por forma que, em conjunto, pudessem valorizar os seus territórios, do ponto de vista do turismo, da gastronomia e do património em geral, exigindo do Governo uma distribuição mais equitativa do financiamento para o desenvolvimento regional.

Ali sugeri à recuperação da FONTE DE NOSSA SENHORA, a sua conversão em FONTANÁRIO PÚBLICO colocado no troço dessa estrada, ali, na reta que fica depois do cruzamento de LAMELAS e antes do PARQUE DE VILA POUCA e lembrei, a propósito, a visita que fiz a essa nascente no ano 2013 acompanhado pelo senhor Vereador Dr. Rui Braguês, alertando-o para essa água que foi explorada pela Câmara e depois ficou perdida entre pinheiros e silvedos. Ilustrei o apontamento com a foto do penedo donde  "esguichava" a água antes das últimas obras municipais da exploração .

No dia 27 p.p. voltei ao assunto ilustrando o meu texto com a foto da pedra que serviu durante anos no lago que existiu no antigo Jardim Público, pedra que podia ser aproveitada para esse eventual FANTANÁRIO.

Hoje volto ao assunto tão só porque o jornal "CORREIO DA MANHÃ" de ontem, dia 03-11-2016 se reportava ao mesmo assunto adiantando que a ASSOCIAÇÃO (cuja escritura será assinada no próximo sábado) visa "criar riqueza e fixar pessoas", assunto a que sou muito sensível, pois tenho passado parte da minha vida a defender a REGIONALIZAÇÃO e a bradar conta a DESERTIFICAÇÃO deste interior que habitamos.

 

 

Admitindo que tudo isso venha a realizar-se que não seja mais um projecto ornamentado com o FOLCLORE do costume, é com prazer que aqui deixo a foto que ilustra o apontamento do "CORREIO DA MANHÃ" e os links dos vídeos que fiz sobre a dita FONTE DE NOSSA SENHORA, com a promessa de que não será assunto deixarei no ESQUECIMENTO.

 

.Fonte Nª Senhora  https://youtu.be/k26TSNsbw78

 Penedo de Nossa Senhora https://youtu.be/-2_W-Q_htqE 

 

 

Ler 1170 vezes
Abílio Pereira de Carvalho

Abílio Pereira de Carvalho nasceu a 10 de Junho de 1939 na freguesia de S. Joaninho (povoação de Cujó que se tornou freguesia independente em 1949), concelho de Castro Daire, distrito de Viseu. Aos 20 anos de idade embarcou para Moçambique, donde regressou em 1976. Ler mais.