Trilhos Serranos

Está em... Início Crónicas A CEGARREGA (2)
sábado, 28 novembro 2015 16:07

A CEGARREGA (2)

Escrito por 


1 - Passando os olhos pela imprensa diária online, constata-se que a cerimónia de posse do XXI Governo Constitucional dá «pano para mangas». Do «Diário de Notícias», de hoje mesmo, transcrevo:

«Usando a expressão de Cavaco Silva, também o PS, segundo disseram ao DN fontes do partido, tomou em «devida nota» o facto de o Presidente em funções ter feito questão de recordar, anteontem, na tomada de posse do governo de Costa, que tenciona exercer até ao fim todos os poderes que tem. «Não abdicando de nenhum dos poderes que a Constituição atribui ao Presidente da República - e recordo que desses poderes só o de dissolução parlamentar se encontra cerceado - e com a legitimidade própria que advém de ter sido eleito por sufrágio universal e direto dos portugueses, tudo farei para que o país não se afaste da atual trajetória de crescimento económico e criação de emprego e preserve a credibilidade externa", disse o Presidente da República. (In Diário de Notícias) online hoje


2 - E o que nos diz o «Observador» numa das CURIOSIDADES que atribui a este Governo? Diz o seguinte:

«Este é um Governo onde há muitas coisas inéditas. Para além de ser a primeira vez que PS faz acordos à esquerda para sustentar um Governo minoritário, é também a primeira vez que uma pessoa negra chega a ministra – é o caso de Francisca Van Dunem na Justiça -, que uma pessoa com deficiência visual congénita assume um lugar no Governo – Ana Sofia Antunes, presidente da Acapo, vai ser secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência – e que existe um secretário de Estado com ascendência cigana – Carlos Miguel, ex-presidente da Câmara de Torres Vedras, que fica com a pasta das Autarquias Locais».

3 - E o que nos dizem as fotos de Sua Exª. o Presidente da República? Não é verdade que uma IMAGEM «vale por mil palavras»?. As fotos que se seguem, devidamente legendadas, retiradas da gravação da cerimónia, falam por si:

Foto A - Sua Exª o  Presidente lança um olhar na direção do novo Governo. Já sabemos o que pensa dele.

Foto B - Sua Exª o Presidente assina a posse do Primeiro Ministro. Já sabemos o que pensa dele.

Foto C - Sua Exª. o  Presidente não chora. É nervoso miudinho que lhe subiu à vista, depois de dar posse ao Primeiro Ministro. Já sabemos o que pensa dele.

Foto - D - Sua Exª o Presidente faz o seu último discurso histórico, para dizer o  que já todos nós sabíamos. Não queria este Governo, nem pintado.

Foto A-B-C-D-

 

 

4 - E o que dizem as «CEGARREGAS» a quem a minha crónica anterior, com o título significativo que mantenho, empolou a pele e causou uma comichão insuportável? À falta de argumentos, exibindo o que são e o seu grau de cultura social e cívica, entenderam insultar-me na minha própria casa, e expor a sua IGNORÂNCIA relativamente ao  meu currículo público.  Mesmo depois de eu ter AVISADO que este não era o espaço para FUTILIDADES.

Claro está que, com a mesma facilidade com que lhes abri a porta, lha fechei.  Pu-los no «olho da rua», sem qualquer explicação. A futilidade soalheira, a linguagem das docas e das regateiras (com todo o respeito que tenho por todos esses profissionais do peixe)  não merece explicação. Quem for atreito a isso, para mostrar ao mundo que EXISTE (no Facebook, já que fora dele não tem EXISTÊNCIA) ,  deve  procurar o espaço condizente com a sua postura cultural, política e social., para não dizer profissional. Aqui não.

Abílio/28/11/2015 

Ler 1273 vezes
Abílio Pereira de Carvalho

Abílio Pereira de Carvalho nasceu a 10 de Junho de 1939 na freguesia de S. Joaninho (povoação de Cujó que se tornou freguesia independente em 1949), concelho de Castro Daire, distrito de Viseu. Aos 20 anos de idade embarcou para Moçambique, donde regressou em 1976. Ler mais.