Trilhos Serranos

Está em... Início História ERMIDA DO PAIVA VIII
segunda, 06 junho 2016 13:19

ERMIDA DO PAIVA VIII

Escrito por 

«ERMIDA E BUGALHÃO - UM PATRIMÓNIO A EXPLORAR»

1 - Recentemente fui contactado pessoalmente  pela Drª Cristina Gomes e pelo  Dr. Daniel Albuquerque, ambos a trabalharem no sector do Turismo, na Câmara Municipal de Castro Daire,  no sentido de eu dar a minha colaboração  na tarefa que agendaram para o dia 18 do corrente mês,  relacionada com o âmbito das «Comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios».

ERMIDA

Ermida-Pedido - Red2 - Disponível como sempre estive para dar a minha colaboração e a passar o testemunho das minhas investigações sobre a História Local a gente nova, sem grandes formalidades, disse que sim, mas, desta vez,  sugeria que o pedido me fosse formulado por escrito, pois, estando eu de abalada, desaparecido do concelho, embora, para além dos livros publicados, restarão sempre alguns papéis a marcarem a minha peugada, coadjuvados pelas fotos que fielmente testemunham os sítios por onde andei, não em busca de medalhas, mas tão somente impelido pelo gosto do saber, da descoberta, da investigação e divulgação da História Local. E as fotos que hoje aqui se publicam, destinadas a enriquecer os ARQUIVOS MUNICIPAIS, são bem a prova disso.

bugalhão-2008-Redz3 - O pedido foi formulado (cf. cópia em cima, à direita), assinado pelo Senhor Vice-Presidente da Câmara, Eurico Manuel de Almeida Moita.  Em face disso, para além da colaboração oral que eu possa vir a dar «in loco»,  aproveito não só para repor uma foto da Ermida do Paiva (já divulgada antes), mas também para divulgar, aqui e agora, duas fotos que testemunham as andanças que fiz por aqueles «sítios», já lá vão alguns anos, sem avenças nem remunerações. 

4 - Fotos tiradas em 2008 , a primeira mostra-nos, no Bugalhão, o casal de moradores que ali existia então, acompanhado do senhor Celestino, da Fonte Branca, meu cicerone encartado. Sobre ele fiz um vídeo que alojei no Youtube, onde ele explica, no seu moinho, uma das fases da produção do pão.

DataS-1-25 - A segunda fotografia mostra-nos uma pedra incrustada num muro de socalco, com duas datas inscritas,  algo delidas, mas que eu, numa cópia,  assinalei a encarnado, deixando, porém para os peritos em EPIGRAFIA a leitura científica e necessária que se impõe.. O objetivo principal do meu trabalho foi evitar  que essa pedra desaparecesse sem deixar rasto. Marquei e assinalei o «sítio» onde ela se encontra, sem a preocupação de saber, sequer, o seu significado.

São datas e símbolos, associados. E seguramente não são destituídos de significado os traços da Cruz Latina  a separar as duas datas e os três braços da a Cruz de Malta que foi gravada no canto superior direito. É só ver a foto original e a cópia onde destaquei a encarnado o que me pareceu estar ali. Aqui temos, pois, um «património a explorar» para usar a terminologia da solicitação que me foi feita.

Ler 1400 vezes
Abílio Pereira de Carvalho

Abílio Pereira de Carvalho nasceu a 10 de Junho de 1939 na freguesia de S. Joaninho (povoação de Cujó que se tornou freguesia independente em 1949), concelho de Castro Daire, distrito de Viseu. Aos 20 anos de idade embarcou para Moçambique, donde regressou em 1976. Ler mais.